A importância da aprendizagem de novas línguas

A importância da aprendizagem de novas línguas

A importância da aprendizagem de novas línguas

Aprender um novo idioma pode ser mais benéfico para você do que você pensa. Não é novidade que a aprendizagem de uma segunda língua está cada vez mais sendo incentivada. De fato, no contexto de globalização e o aumento da competitividade, o conhecimento de duas línguas é mínimo.

Além disso, aprender um novo idioma auxilia no desenvolvimento da memória, proporciona grandes oportunidades, satisfação pessoal e outros benefícios. A boa notícia é que já existem opções de aprendizagem de línguas gratuitas e acessíveis

6 razões para aprender um segundo idioma

Aprender um novo idioma é muito mais do que ser fluente em um segundo idioma. Este é um ótimo desenvolvimento cultural, social e cognitivo, melhor percepção e novas oportunidades. Confira mais alguns motivos para aprender um novo idioma.

A importância da aprendizagem de novas línguas

 1. Destaque no mercado de trabalho

Se você quer se destacar profissionalmente, você precisa aprender uma língua estrangeira. No entanto, há uma tendência para a proficiência em um segundo idioma ser um diferencial e que seja encarado como uma competência básica.

Na verdade, isso já é visto como um pré-requisito em muitas empresas devido à globalização das atividades. Por falar em salários, uma pesquisa do site de empregos Catho constatou que quem fala inglês ganha até 70% a mais do que quem não fala o idioma.

 2. Desenvolvimento cognitivo

Nos últimos anos, vários estudos científicos demonstraram a importância e os benefícios de aprender um novo idioma. Os benefícios incluem memória aprimorada e habilidades de tomada de decisão rápida.

Além disso, um estudo da Pennsylvania State University (EUA) mostrou que aprender um idioma diferente ajuda no desenvolvimento de habilidades multitarefa. Isso ocorre porque o cérebro realiza o exercício alternando-se entre as diferentes estruturas da linguagem.

 3. Satisfação pessoal

Ouvir música estrangeira e entender letras, assistir a um filme com som original e ter acesso a literatura de outros países são alguns exemplos dos privilégios para quem conhece uma segunda língua.

Além disso, no contexto da globalização, muitas vezes é necessário lidar com produtos e informações estrangeiras. Assim, aprender um novo idioma não só contribui para o desenvolvimento profissional, mas também traz muitos benefícios para o dia a dia.

 4. Viagem internacional

Aqueles que viajaram para o exterior sem saber o idioma local definitivamente tiveram dificuldades. Situações simples, como ler o menu de um restaurante ou estabelecer uma comunicação eficaz com os habitantes locais, tornam-se um grande problema.

Portanto, para viagens internacionais, você precisa de pelo menos um conhecimento básico do idioma do país. Em algumas regiões, o uso do inglês também pode ser muito benéfico, pois é uma das línguas mais faladas no mundo.

 5. Instrumento acadêmico e cultural

Muitos artigos e livros acadêmicos não foram traduzidos para o português. Assim, aprender um novo idioma expande muito seu repertório de estudo e também abre novas oportunidades de aprendizagem.

Além disso, um crescimento sociocultural significativo pode ser alcançado por meio da comunicação com pessoas de diferentes regiões do mundo. O estudo também fornecerá mais informações sobre os costumes, a culinária e as crenças das pessoas que falam esse idioma.

 6. Mais recursos

Saber uma língua estrangeira pode lhe dar mais opções do que você pensa. Por exemplo, torne-se um jogador-chave em uma empresa em encontros internacionais, ganhe uma bolsa de estudos no exterior ou crie uma rede fora do Brasil.

Tudo o que você precisa fazer é conhecer o idioma e encontrar as melhores oportunidades e experiências que ele pode lhe proporcionar. Até porque não é difícil encontrar pessoas que já perderam grandes oportunidades por desconhecer uma língua estrangeira.

Com que idioma devo começar?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Primeiro, você precisa analisar seus objetivos, gostos pessoais e tempo de estudo.

Por exemplo, se você está procurando as melhores oportunidades, o inglês pode ser a escolha certa. Mas se você deseja um processo de aprendizagem mais rápido que também pode tornar o aprendizado de outros idiomas mais fácil, o espanhol é o caminho a percorrer. Da mesma forma, se você tem um objetivo específico ou desejo pessoal, comece com ele.

Afinal, aprender um novo idioma não é uma tarefa fácil, exigindo, acima de tudo, dedicação. Portanto, comece com algo que preencha seus olhos e motive você a aprender todos os dias. Em um esforço para ajudá-lo a fazer sua escolha, destacamos os idiomas mais populares no Brasil e as razões para aprender cada um:

Inglês

O inglês é a língua mais falada no mundo em termos de número de falantes. Com base nisso, é fácil perceber como o aprendizado desse idioma pode impulsionar sua carreira. Sem surpresa, é uma das linguagens mais valiosas nas empresas.

Espanhol

Assim como o inglês, o espanhol é uma ótima língua para fazer negócios internacionais, pois nossos vizinhos sul-americanos falam espanhol. Além disso, por ser uma língua relativamente próxima do português, o aprendizado pode ser mais rápido e fácil do que aprender outras línguas de origem latina.

Alemão

O alemão é a língua mais falada na Europa. Portanto, esse idioma é especialmente importante ao viajar para esses continentes. E mais: a Alemanha também é um excelente parceiro de negócios para o Brasil, que pode lhe oferecer boas oportunidades de trabalho.

Continue lendo nosso site!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *