Como Emitir Certificado Internacional de Vacinação

Quem planeja uma viagem internacional precisa ficar atento para algumas documentações que são obrigatórias. Uma delas é o Certificado Internacional de Vacinação que irá proteger o turista de doenças comuns na região onde ele irá se hospedar.

Ao se vacinar você não corre o risco de ficar doente durante a viagem,  e ainda protege seus familiares por não voltar para o país com vírus que podem ser mortais como a febre amarela e malária.

Os países que reconhecem suas limitações quanto ao tratamento e prevenção dessas doenças, exigem que o turista só entre em seu território devidamente vacinado para proteger quem está chegando e também para controlar as doenças dentro do seu espaço.

Por isso, ao elaborar uma viagem internacional certifique-se da necessidade de obter o Certificado Internacional de Vacinação e quais são as vacinas obrigatórias que você deve tomar.

O que é o Certificado de Vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação é um documento obrigatório para algumas viagens, pois ele irá atestar que o turista está devidamente protegido de determinas doenças.

As principais são a febre amarela e a malária como citamos, doenças comuns em países da América Latina, Ásia e África. É muito importante que você verifique quais são as vacinas obrigatórias e entre em contato com os postos de saúde da sua região para verificar onde é o local mais próximo para você se vacinar.

Ao passar pela vacina você terá que tomar a iniciativa de fazer o pré-cadastro no site da Anvisa e então comparecer à Vigilância para emitir o Certificado Internacional de Vacinação que deve ser validado antes do seu embarque.

O procedimento pode parecer burocrático, mas é essencial para que você consiga entrar em alguns países. Não negligencie essa etapa para ter uma viagem tranquila e sem contratempos.

Documentos Necessários Para Emitir o Certificado

O Certificado Internacional de Vacinação só será emitido para o viajante que apresentar os documentos exigidos pela Anvisa que são:

Documento original com foto – Pode Ser o RG, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte;

Comprovante de vacinação emitido por um posto de saúde público ou privado com o número completo do lote da vacina, com a data de vacinação e com o carimbo mais assinatura do vacinador.

Mas antes de procurar os postos da Anvisa com esses documentos em mãos, providencia a sua vacina. Tanto os postos de atendimentos da rede pública, como da rede particular poderão te informar quais são os pontos de atendimentos que fornecem essas vacinas.

Para conhecer as vacinas obrigatórias de cada país acesse o documento da Organização Mundial de Saúde.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *