Conta digital x conta tradicional: entenda as diferenças

Conta digital x conta tradicional: entenda as diferenças

Com o avanço da tecnologia e a globalização cada vez mais acelerada no mundo muitas coisas já mudaram e outras estão em processo de mudança, uma delas são os bancos. O surgimento e o sucesso dos bancos digitais Essa novidade que já mostrou que veio para ficar, ainda traz várias dúvidas na cabeça das pessoas, em especial daquelas que já tem uma conta tradicional.

A conta digital tem as mesmas funcionalidades que uma conta em um banco tradicional, porém, a forma com que as operações são realizadas são diferentes e elas também oferecem algumas opções de investimento que você não encontra nos convencionais. Se você tem alguma dúvida sobre a diferença entre essas duas maneiras de guardar seu dinheiro, leia esse texto até o fim e veja qual é a melhor para você. 

Conta digital x conta tradicional: entenda as diferenças

Diferenças entre banco digital e físico

Se você está pensando em abrir uma conta digital, é importante saber sobre algumas das diferenças entre ela e uma conta em um banco físico. A principal vantagem do digital é a redução de custos, isso é possível porque os bancos digitais não possuem agências físicas, por exemplo, o que ajuda muito na hora de oferecer uma melhor oferta para o seu cliente, já que a própria instituição não precisa gastar tanto com o aluguel, as máquinas, as manutenções, as limpezas, os funcionários para atendimento, entre outros; tudo é feito por canais de atendimento, abertura e fechamento de contas e resolução de problemas via internet. 

Isso quer dizer, por exemplo, que você pode abrir uma conta direto no seu smartphone independente do lugar que você esteja, será apenas necessário enviar a documentação e fazer a validação facial, tudo de forma online, com um processo menos burocrático. Agora, em se tratando das contas tradicionais, é necessário que você se desloque até uma agência bancária da instituição que você deseja abrir a conta, assim você poderá solicitar os serviços necessários, preencher uma papelada e assinar a documentação. 

É seguro abrir conta em banco digital? 

A revolução tecnológica e o fato de as pessoas não terem mais tanto tempo para irem até uma agência bancária facilitaram e muito a adesão do público, em especial os mais jovens, para esse tipo de instituição. Mesmo os grandes bancos tradicionais, já possuem suas versões digitais, como o internet banking e a possibilidade de habilitar o seu celular para fazer transações via internet. 

Em relação à segurança e proteção de dados, os bancos digitais passam pela mesma supervisão que os convencionais e ambos se enquadram na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, no ano de 2018 a CMN determinou que todas as instituições financeiras tenham alguma política de segurança cibernética elaborada e que nela tenham definidos os requisitos para contratação de serviços de armazenamento de dados, de computação em nuvem e de processamento. 

Além de tudo isso, ainda é possível realizar investimentos e, em algumas instituições, quando o dinheiro fica na conta corrente, ele já rende uma certa porcentagem do CDI, o que também é outro motivo para contratar uma conta digital. 

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *