Dicas para cuidar da saúde bucal

Dicas para cuidar da saúde bucal

Dicas para cuidar da saúde bucal

Muitas vezes negligenciada, a saúde bucal é um assunto sério que requer atenção especial para prevenir doenças. Ninguém quer passar por uma consulta odontológica de emergência ou sentir uma dor de dente incômoda, então queremos ajudá-lo a cuidar melhor dos seus dentes.

Primeiramente, vamos entender a importância de cuidar da sua saúde bucal.

A Importância da Saúde Bucal

A boca é composta de dentes, gengivas, língua, bochechas, lábios e outras estruturas que desempenham funções importantes como mastigar, engolir, falar e sorrir. Quando tudo vai bem, a boca nos proporciona bem-estar e saúde. Mas se uma pessoa não cuidar da cavidade oral, algumas doenças podem se desenvolver, como:

  • Placa bacteriana;
  • Cálculo dentário;
  • Tártaro;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Lesões na boca;
  • Câncer de boca.

Além dessas condições bucais mencionadas, segundo o Ministério da Saúde, estudos mostram que a saúde bucal está intimamente relacionada à saúde geral, uma vez que a cavidade bucal interage com todas as estruturas do corpo. A má higiene oral pode levar a complicações e exacerbação de doenças cardiovasculares e diabetes.

Inclusive, segundo o Conselho Federal de Dentistas, uma boa higiene bucal pode prevenir complicações da COVID-19. O conselho afirma que uma boa higiene bucal pode evitar em grande parte problemas pulmonares que tornam o vírus ainda mais perigoso.

Por isso, uma boa higiene bucal é essencial para evitar essas doenças. A escovação diária e o uso do fio dental remove a placa bacteriana, que é uma fina camada de bactérias que se acumula nos dentes. Se a placa não for removida, ela continua a se acumular, alimentando-se de restos de alimentos e causando doenças bucais.

Como cuidar dos dentes?

Todos nós aprendemos a escovar os dentes quando éramos pequenos. Mas nem sempre seguimos os melhores hábitos de higiene bucal. Pequenas mudanças são necessárias em sua rotina diária e podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

1. Escove os dentes todos os dias

O ideal é escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos três vezes ao dia: ao acordar, após as refeições e antes de dormir. De acordo com a American Dental Association, é recomendado que você escove os dentes por dois minutos em movimentos pequenos, suaves e circulares. Mas não se esqueça de ter cuidado ao pentear. Porque se você fizer qualquer outra coisa enquanto escova os dentes, provavelmente não vai escovar bem os dentes.

Comece nas superfícies externas dos dentes e, em seguida, desça até as superfícies externas inferiores. Repita isso para superfícies internas. Depois, escove as superfícies de mastigação dos dentes superiores e inferiores. Escove até a linha da gengiva e os dentes de trás, em locais de difícil acesso.

2. Não se esqueça da língua

Essa pergunta é muito comum, mas sim, escovar a língua também é importante. Isso porque acumula restos de comida e bactérias que causam o mau hálito. Realize movimentos cuidadosos com uma escova, “varrendo” a língua de dentro para a ponta.

3. Escolha a escova de dentes certa

O que você considera ao escolher uma nova escova de dentes? Para a maioria dos adultos, uma boa escova de dentes deve ter cerdas macias a médias. Por isso, os rígidos costumam ser reservados para ocasiões específicas, como o uso de dentaduras. Além disso, idealmente, a escova deve ter uma cabeça pequena a média para cobrir todas as partes da boca. Na dúvida, pergunte ao seu dentista o que ele recomenda para você.

4. Faça a troca da sua escova a cada 3 meses

As escovas de dentes gastas não conseguem limpar os dentes adequadamente e podem danificar o esmalte e as gengivas. De acordo com a Oral Health Foundation, é importante trocar sua escova de dentes a cada dois ou três meses, ou com mais frequência se as cerdas estiverem desgastadas. Quando as cerdas se separam, elas não se limpam adequadamente.

5. Passe fio dental todos os dias

Escovar entre os dentes remove a placa bacteriana e os restos de comida em lugares que uma escova de dentes não pode alcançar. Portanto, use fio dental de cerca de 16 polegadas e mantenha uma rotina regular enquanto usa o fio dental para se lembrar de não perder os dentes. Não se esqueça da parte de trás dos últimos dentes. Ajuda a olhar no espelho.

6. Faça exames odontológicos regulares

Dicas para cuidar da saúde bucal

O dentista pode remover qualquer crescimento nos dentes e tratar doenças existentes antes que surjam complicações adicionais. Por exemplo, se você escovar os dentes mal e acabar com a placa nos dentes, ela pode endurecer em tártaro que apenas seu dentista pode remover.

7. Tenha cuidado com certos alimentos

Alimentos e bebidas contendo açúcar e amido desgastam a camada de esmalte dos dentes, aumentando suas chances de desenvolver cáries. Da mesma forma, alimentos macios e pegajosos devem ser evitados, pois tendem a ficar presos entre os dentes, formando mais placas. Nesse sentido, é útil consumir alimentos fibrosos, como certos vegetais e frutas, que ajudam a limpar os dentes e as gengivas.

8. Não fume

Não é novidade que fumar é prejudicial à saúde, aumentando o risco de diversas doenças, como câncer de pulmão e doenças cardiovasculares. Mas você sabia que fumar também prejudica sua saúde bucal? De acordo com a Oral Health Foundation, cerca de dois em cada três casos de câncer bucal estão relacionados ao tabagismo. Além disso, fumar aumenta o risco de doenças gengivais, mancha os dentes e causa mau hálito.

Embora o aconselhamento geral possa atender adequadamente às necessidades de muitos pacientes, lembre-se de que é importante consultar um dentista para que ele possa fornecer conselhos personalizados que atendam às suas necessidades individuais.

Procurando um bom plano de saúde? Confira o Melhor plano de saúde Unimed!

Continue lendo nosso site!

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *