Porque Perdizes é um dos principais bairros de SP

Conheça mais sobre esse bairro tão renomado.

O bairro de Perdizes, é conhecido por suas encostas peculiares, sendo um dos melhores de São Paulo e nos últimos anos, tornou-se um dos mais procurados pontos imobiliários da zona oeste.

O bairro amado pelos habitantes é famoso por sua ótima localização e fácil acesso a vários serviços e infraestrutura. Conheça mais sobre a região e descubra por que é tão irresistível a compra de imóveis em Perdizes.

1- História do bairro:

Por volta de 1850, inúmeras fazendas e propriedades existiam na região de Sesmaria do Pacaembu. Após a separação, eles deram origem a um distrito chamado Perdizes, em homenagem ao negociante de Joaquim Alves. Ele e sua esposa administravam uma fazenda de aves, uma delas conhecida como a perdiz, os habitantes se referem à região como um campo de perdizes, onde existia a fazenda, agora existe o Largo Padre Péricles.

Em 1987, a área entrou oficialmente no mapa da cidade e cresceu nas primeiras décadas do novo século com a instalação da Capela de Santa Cruz e, posteriormente, da Paróquia de São Geraldo. Na década de 1940, o distrito se desenvolveu graças ao bonde Perdizes 19, que ligava a região à Praça do Correio, e a uma segunda linha que ligava a região a Pompéia e Barra Funda.

2- Mobilidade e transporte na cidade:

O bairro tem uma vantagem incrível quando se trata de mobilidade humana. Apesar das grandes encostas, existem inúmeras paradas de ônibus na área de onde você pode chegar a várias partes da cidade. No bairro, você tem fácil acesso à famosa Avenida Paulista, Avenida Doutor Arnaldo, rua da Consolação, a conhecida Marginal Tietê, Avenida Pacaembu e ao centro da cidade. Além disso, a principal via de comunicação deste local é a Avenida Sumaré, grande e sinuosa, mas completamente plana, que permite a locação de sala comercial em Perdizes.

Também possui duas grandes estações de metrô na linha verde 2, Sumaré, próximo a  rua Oscar Freire, que fica perto de um dos maiores centros hospitalares da capital, o Hospital de Clinicas de São Paulo e próximo à rua Teodoro Sampaio. A estação de consolação na mesma linha se integra às linhas da Linha 4, Amarela, e as estações Paraíso e Ana Rosa com a Linha 1, Azul.

3- Áreas de lazer e serviço:

A região possui praticamente todos os serviços que os habitantes do bairro precisam. Você tem um grande número de supermercados (especialmente Záffari, no Shopping Bourbon), farmácias, hospitais (como a Maternidade São Camilo), bares e restaurantes. No entanto, aqueles que amam este lugar são entusiastas do futebol.

Perdizes é o lar de um grande número de torcedores e de alguns dos centros de treinamento dos maiores clubes de São Paulo. Está a poucos minutos do Allianz Parque, a nova arena multiuso Palmeiras e o tradicional Estádio Pacaembu, que abriga o Museu do Futebol, inaugurado em 2008, que defende e apresenta o futebol como um evento cultural brasileiro.

O bairro também se tornou um lugar onde a arte alcançou sucesso, pois o Teatro Tuca está presente na região desde 1965. O Teatro Bradesco é uma das maiores vitrines desde sua inauguração em 2006 e está se consolidando como uma forte frente para o Shopping Bourbon. Muito perto da região está o SESC Pompeia, um dos maiores centros culturais e recreativos da Zona Oeste.

Outro grande ponto de referência para lazer e entretenimento em Perdizes é o já mencionado Shopping Bourbon, um complexo de 210 lojas, uma praça de alimentação com 1.200 assentos e um cinema, sendo o Espaço Itaú de Cinema, que oferece um programa variado e pode acomodar quase 2.000 assentos.

Além disso, as escolas de samba Tom Maior, Águia de Ouro e Camisa Verde e Branco ficam próximas ao distrito, criando um espaço especial para os fanáticos por ritmos. Mas quem gosta de espaços verdes e contato com a natureza também encontra seu lugar nas proximidades.

O bairro Perdizes possui o parque Água Branca, com playground, aquário e sala de leitura, além do parque Zilda Natel, procurado por skatistas da região, pois possui obstáculos, algumas minipistas e até equipamentos para exercícios.

4- Centros educacionais que existem no bairro:

O bairro tornou-se referência em educação em 1946, quando foi criada a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A universidade ainda é um dos maiores centros universitários do país e ocupa um quarteirão inteiro.

Outro prédio que foi instalado na região foi a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que faz parte do cronograma de cursos da USP e cujo prédio foi adicionado à lista em 1981.

Perdizes também possui ótimas escolas, algumas das quais são consideradas as mais tradicionais da cidade.

5- Cultura

Existem muitos bares, restaurantes e locais de entretenimento na área. Os destaques incluem o Parque da Água Branca com animais soltos, o Sesc Pompeia, com seu variado programa de shows e shows, e o Allianz Parque, para a alegria dos amantes do futebol.

Perdizes é o lar de um grande número de torcedores e de alguns dos centros de treinamento dos maiores clubes de São Paulo. Fica a poucos minutos do Allianz Parque, a nova arena multiuso de Palmeiras, e do tradicional Estádio Pacaembu, que abriga o Museu do Futebol de 2008 que defende e apresenta o futebol como um evento cultural brasileiro, e acaba tendo uma alta procura de apartamento em Perdizes para locação.

Gostou deste artigo? Então compartilhe em suas redes sociais, para que mais pessoas saibam o motivo do bairro Perdizes ser um dos principais bairros de SP!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *