Conheça algumas dicas de marketing para ateliê de costura que vão ajudá-lo a conquistar novos clientes, além de contribuir para o reconhecimento de sua marca e destaque diante dos concorrentes.
Seja o seu negócio um ateliê que realiza serviços como o conserto de calça esgarçada, ajuste em roupas, vestidos para festas, uniformes, entre outros, só porque sua empresa é pequena não significa que ela pode ser bem-sucedida e competir com os concorrentes que estão atuando há mais tempo no segmento.
Na verdade, muitos acreditam que ateliê menores estão fazendo sucesso entre os clientes que desejam realizar ajustes de roupas ou confecções. Portanto, ao adotar algumas dicas de marketing, você pode melhorar a prospecção do seu negócio, atrair mais clientes e tornar seu ateliê ou brechó de luxo conhecido na cidade.
Dicas de marketing para ateliê de costura
A seguir, confira algumas dicas especiais de marketing para o seu ateliê de costura e ajuste de roupas:
Promova o que o torna único
Você realiza serviços especiais que não podem ser encontrados em nenhum outro lugar da cidade? Ou você oferece programas e aulas exclusivas para seus clientes participarem? Ou talvez você ofereça desconto em ajustes de roupas infantis gratuitos?
Promova o que o torna único e como isso pode ajudar seu cliente a ter uma experiência de compra mais agradável.
Venda roupas em plataforma marketplace
O site Amazon é confiável para realizar a venda de peças de fabricação própria, por exemplo, calça legging, bíquinis, toalhas de banho, entre outros. Você pode aproveitar a possibilidade de vender em uma das maiores plataformas e-commerce.
Divulgue preços competitivos
Se seus preços são bastante competitivos na região, você precisa promover isso — em grande escala. Muitos consumidores acreditam que os ateliês de costura locais são mais caros, e com razão.
Muitas vezes, é mais difícil para empresas menores negociar preços com fornecedores e fabricantes do que suas contrapartes grandes. Mas se seus produtos são semelhantes em preço aos seus concorrentes, certifique-se de informar o consumidor
Venda de Atendimento ao Cliente
O melhor atendimento ao cliente é o contato pessoal e individual e é aí que os grandes varejistas costumam vacilar. Compartilhe todas as maneiras de ajudar o cliente com a compra do início ao fim.
Uma ótima política de alterações ou designs personalizados são grandes pontos de venda. Além disso, você pode trabalhar a imagem da empresa e atrair clientes ao oferecer brindes, por exemplo, agendas personalizadas, canetas, chaveiros, etc.
Mercado on-line
Embora possa não ter ainda orçamento para investir uma grande quantidade de dinheiro em marketing para realizar empreendimentos on-line, é importante que quase todas as pequenas empresas coloquem o pé na porta.
A mudança na forma como os clientes compram e encontram serviços locais está se movendo lentamente para o mundo digital e é importante estar presente onde seu público mais frequenta.
Portanto, crie um site (pode ser em plataformas gratuitas) para transmitir mais confiança e segurança aos clientes, crie perfis nas redes sociais e use anúncios para ser encontrado pelo público-alvo de sua região.
Ambas as plataformas podem ser usadas como portfólio para divulgar serviços, realizar orçamento, além de disponibilizar informações sobre endereço e contato do seu ateliê de costura.
Criar um perfil de Instagram de Costura é o primeiro passo para realizar a divulgação dos seus serviços.
Use eventos locais para ser notado
Ser ativo na comunidade é uma das principais razões pelas quais a maioria das pequenas lojas familiares são bem-sucedidas. Participe ou patrocine eventos locais para manter sua marca na mente do cliente.
Os consumidores são mais propensos a fazer negócios com empreendedores que consideram contribuir para sua comunidade local.