Máquina de cartão: Quais os tipos e como funcionam?

Máquina de cartão: conheça quais os tipos disponíveis no mercado, como funcionam e quais as dicas para selecionar uma para o seu negócio.

Não importa o tipo de negócio que você opera, há uma variedade de máquinas de cartão de crédito, seja com aplicativos, leitores de chip criptografados, softwares disponíveis, entre outros recursos, para ajudá-lo a aceitar pagamentos eletrônicos com segurança e eficiência.

Há uma grande variedade de opções no mercado, inclusive, você pode solicitar maquininhas de pagamento através do telefone Cielo, por exemplo. Ou seja, as contratações podem ser realizadas de forma prática. No entanto, antes de contratar esse tipo de serviço é preciso conhecer quais os tipos de máquina de cartão e como funcionam, por exemplo, para a sua padaria Madre Pães Artesanais.

Confira também: 4 Motivos para sua empresa ter um site institucional

Quais os tipos de máquina de cartão e como funcionam?

Este guia detalhará os recursos e as diferenças entre essas opções de máquinas para o processamento de pagamento em seu negócio. Seja qual for o tipo de máquina de cartão de crédito que você escolher, certifique-se de que ela seja apoiada por tecnologia compatível com PCI para ajudar a proteger seus clientes e sua empresa contra fraudes de cartão de crédito nos indicadores de compras.

Máquina de cartão de crédito independente

Estes são os terminais de pagamento tradicionais familiares a qualquer comerciante. Eles são ideais para transações presenciais com cartão em restaurantes e lojas de varejo. Os recursos básicos dessas máquinas de cartão de crédito incluem o cartão com chip ou leitor de tarjeta magnética, um teclado, tela de exibição, teclado PIN e impressora.

Eles exigem uma linha telefônica ou uma conexão com a Internet para enviar dados para processamento e autorização. A mais nova tecnologia de equipamentos apresenta comunicação de campo próximo (NFC) para pagamentos por aproximação.

Máquinas de cartão de crédito sem fio

Eles funcionam da mesma maneira que as máquinas independentes, mas podem ser usados ​​longe de sua loja física, uma vez que, pode ser levada a qualquer local, basta ter conexão de rede para funcionar.

Elas podem processar transações por meio de uma conexão de dados Wi-Fi ou celular. Nos dias de hoje, os pagamentos móveis e a tecnologia de processamento de pagamentos sem fio são ideais para motoristas, entregadores, indústrias de serviços e outros comerciantes que estão constantemente em movimento.

Confira também: Caern fatura atrasadacomo emitir 2 via

Máquinas que aceitam pagamento por cartão de crédito virtual

Uma solução ideal para processamento de cartão não presente, os terminais virtuais permitem que você aceite cartões de crédito de qualquer computador ou dispositivo com conexão à Internet. Nenhum hardware adicional é necessário. Se você trabalha em casa ou processa transações por correspondência e por telefone, um terminal virtual permite inserir as informações dos cartões de crédito manualmente.

Máquina de cartão para ponto de venda móvel

Diga adeus à máquina de cartão de crédito tradicional e “olá” para aceitar cartões de crédito em iPhones, iPads, dispositivos Android e outras plataformas móveis. Com os leitores de cartão criptografados móveis de hoje, você pode processar pagamentos em um smartphone ou tablet em sua loja ou em trânsito.

Qual o tipo de máquina de cartão de crédito ideal para o seu negócio?

Com tantos tipos de terminais POS para escolher, saber qual é o certo para o seu negócio pode ser um desafio. Isso é especialmente verdade, pois cada uma das soluções acima oferece prós e contras exclusivos.

Use as dicas abaixo para ajudar a orientar seu processo de tomada de decisão.

Quando usar um terminal de cartão de crédito autônomo

Os terminais de cartão de crédito autônomos são totalmente capazes de lidar com quase todos os métodos de pagamento – desde cartões de crédito e débito tradicionais até pagamentos sem contato.

A principal desvantagem é que esses sistemas estacionários não são portáteis. Embora você possa usar uma máquina autônoma como seu terminal principal de cartão de crédito, ela não deve ser sua única forma de aceitar pagamentos. O que acontece se você de repente tiver que mudar para entrega e retirada na calçada (como muitos restaurantes tiveram que fazer durante a pandemia)?

Quando usar uma máquina de cartão de crédito sem fio

Por causa de sua conectividade sem fio, esses terminais de cartão de crédito oferecem um pouco mais de latitude do que seus equivalentes de desktop. Você não precisa se conectar a uma porta Ethernet para processar as vendas com segurança. E mesmo que seu serviço de Wi-Fi ou celular seja irregular, você pode receber pagamentos offline e autorizar as transações assim que estiver conectado novamente.

Quando usar uma máquina de cartão de crédito virtual

A configuração de um terminal POS virtual é fácil, pois nenhum hardware adicional está envolvido. Tudo o que você precisa é de um computador ou outro dispositivo conectado à Internet para inserir os dados do cartão de crédito manualmente.

Essa tecnologia de processamento de pagamentos geralmente é necessária para comerciantes que recebem pedidos por telefone ou pelo correio. Os terminais virtuais também são ideais para startups que não exigem um sistema POS completo ou não estão prontas para investir em uma máquina de cartão de crédito física.

Quando usar um terminal de ponto de vendas móvel

O processamento de pagamentos móveis está se tornando cada vez mais o padrão preferido para varejistas, proprietários de restaurantes e outras empresas em todo o mundo. Esses terminais de cartão de crédito portáteis geralmente têm a mesma funcionalidade básica que seus equivalentes de bancada.

No entanto, com recursos sem fio e fácil portabilidade, eles podem ser uma solução prática para o comerciante médio. Melhor ainda, você pode converter facilmente os dispositivos inteligentes existentes de sua empresa em terminais POS móveis apenas emparelhando-os com um pequeno leitor de cartão de crédito.

Quais recursos uma máquina de cartão completa precisa ter?

Não se sinta pressionado a escolher uma tecnologia de pagamento POS em detrimento de outra. Muitas empresas usam uma combinação de métodos de aceitação de pagamento, dependendo de sua localização e situação.

Apenas certifique-se de que as máquinas de cartão de crédito que você usa oferecem o seguinte:

  • Segurança de dados compatível com PCI para ajudar a proteger as informações de pagamento dos clientes;
  • Proteção avançada de gerenciamento de fraude, como criptografia ponto a ponto (P2PE) e tokenização de cartão de crédito;
  • Conectividade Wi-Fi e possibilidade de ser usada sem fio.

Embora quase todos os terminais de cartão de crédito possam ler cartões de tarjeta magnética herdados, o uso dessa tecnologia de pagamento aumenta o risco de fraude e abuso. Como tal, você precisa de uma solução POS que também possa aceitar pagamentos de cartões com chip EMV e aqueles feitos com plástico habilitado para NFC (aproximação), dispositivos inteligentes e wearables.

Essas tecnologias são muito mais seguras do que as tarjas magnéticas herdadas, permitindo que os clientes comprem com muito mais confiança.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *