Quer tirar a CNH? Veja dicas de como se preparar para a prova do DETRAN

Quer tirar a CNH? Veja as dicas de como se preparar para a prova do DETRAN, e conquistar a aprovação!

A maior parte das pessoas já sabe que o processo para tirar a CNH envolve a realização de exames em clínica médica, curso teórico no CFC – Centro de Formação de Condutores, prova teórica, aulas práticas e prova prática. No entanto, é preciso ter em mente como funciona a prova teórica para se preparar e obter bons resultados.

Neste conteúdo vamos explicar como funciona a prova do DETRAN e as principais dicas para ser aprovado:

Quer tirar a CNH? Saiba como se preparar para a prova do DETRAN

A prova do DETRAN é aplicada após a conclusão do curso teórico/técnico do CFC. A autoescola que é responsável por realizar o agendamento da prova e informar ao aluno a data, local e horário.

O local de realização da prova teórica é em um posto de atendimento do DETRAN, a qual é aplicada online através do sistema em computadores. A prova é composta por 30 questões as quais possuem o seguinte conteúdo:

  • Noções básicas de mecânica;
  • Meio ambiente e cidadania;
  • Legislação de trânsito;
  • Primeiros socorros;
  • Direção ofensiva.

Para ser aprovado na prova do DETRAN é preciso acertar no mínimo 70%, ou seja, 21 questões.

O que acontece ser for reprovado na prova teórica do DETRAN?

Caso o aluno seja reprovado na prova do DETRAN, ele tem a opção de refazer a prova após 15 dias corridos da data de aplicação. A autoescola realiza o agendamento, mas o aluno deve pagar a taxa para refazer a prova, em média o valor é de R$ 40.

Não há limite para refazer provas, o aluno pode refazer quantas vezes precisar, desde que não passe o prazo de 12 meses.

Simulado DETRAN: Como se preparar para a prova do DETRAN

Você deseja saber quais as principais dicas para se preparar a prova do DETRAN? A melhor forma é fazer o simulado detran!

O simulado DETRAN pode ser realizado através de sites na internet ou aplicativos, o qual é aplicado na mesma dinâmica que a prova teórica. Você realiza o simulado que possui 30 questões de acordo com os conteúdos ensinados no CFC, o qual é cronometrado em 40 minutos (mesmo tempo que a prova). Depois de concluir a prova, você confere a quantidade de questões que acertou e pode olhar quais não foi bem.

Você pode fazer o simulado quantas vezes desejar, isso vai ajudar a identificar os temas em que tem mais dificuldades para que estude mais sobre eles e consiga melhorar sua pontuação.

Vantagens de fazer simulado DETRAN:

  • Conhecer a dinâmica da prova;
  • Verificar os pontos a estudar para melhor pontuação;
  • Treinar para melhorar o desempenho e não passar do tempo;
  • Saber como funciona a prova para evitar o nervosismo no dia e o famoso “branco”.
  • Aumentar as chances de aprovação.

Gostou da dica do nosso blog? Ao treinar para fazer a prova do DETRAN através do simulado, você chega ao dia da prova com melhor preparo, aumentando as chances de ser aprovado. Isso evita que tenha que refazer a prova e pagar taxas.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *